O pesquisador Airton Fernando Iepsen, na sexta-feira, 30 de agosto, realiza no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul, o lançamento de seu livro “Pomeranos em São Lourenço do Sul – Narrativas, Memórias e Tradições”. O evento inicia às 14h, com sessão de autógrafos, e será servido café da tarde por adesão.
A obra
Publicado pela Pragmatha Editora, o livro aborda temas como: A História do Canto Coral em São Lourenço do Sul; Os pastores e as comunidades livres em São Lourenço do Sul; Os pomeranos e as escolas; As festas de comunidades e os pomeranos; As “vendas” e sua importância socioeconômica; Os feriados pomeranos; O ganso na culinária pomerana; Noivas de preto: realidades & mitos; Pomeranos e aculturação; Os pomeranos e a morte e outros assuntos. O prefácio é de Jairo Scholl Costa.
O autor
Airton Fernando Iepsen é técnico mecânico de formação. Depois de aposentado, graduou-se no curso de Licenciatura em História EaD pela Universidade Federal do Rio Grande, entre 2015 e 2018. A partir de 2020 ingressou e concluiu o Mestrado Profissional em História através do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/ICHI – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Trecho do prefácio
“A história do pomerano é a história de quem perde tudo e recomeça outra vez. Sempre. É uma história de resiliência, de coragem. Li o livro de um fôlego só. É uma obra que te entusiasma e que não queres abandonar, e quando chega ao final, fica aquela sensação de que se gostaria de ler mais. Diz-se que o povo pomerano é um povo na diáspora, mas, enquanto uma criança souber falar pomerano, que uma mãe conte uma história de ninar pomerana ou que ainda alguém saiba cozinhar uma Schwarzsauer, a Pomerânia continuará viva. E se alguém perguntar onde está a Pomerânia, orgulhosamente responderemos: A Pomerânia é aqui.”
Jairo Scholl Costa