O Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe) divulgou o Boletim Econômico de fevereiro de 2021, com os registros do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Custo da Cesta Básica na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em vídeo, divulgado no canal do YouTube da Faculdade, a equipe do Iepe comentou sobre os principais destaques do mês. O Índice de Preços ao Consumidor registrou aumento de 1,70%. “É a taxa mais alta para fevereiro nos últimos cinco anos”, explicou o economista Everson Santos.
Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 6,65%. O IPC é pesquisado semanal e mensalmente tendo como base as despesas de 565 famílias da Região Metropolitana de Porto Alegre que recebem de um a 21 salários mínimos.
A inflação de fevereiro foi impulsionada pelo aumento de preço na gasolina (7,1%) e no gás de cozinha (3,03%). “Cabe registrar que a gasolina já havia subido 4,5% em janeiro e 2,27% em dezembro. O preço do gás de cozinha também: em janeiro, subiu 2%, e, em dezembro, 1,6%.
Três meses de aumento consecutivo nesses dois itens superimportantes”, destacou Santos. Por outro lado, as maiores quedas foram registradas no custos de energia elétrica (-6,24%) e de educação superior (-3,60%).